A imagem icônica do Monte Cervino ou Matterhorn da Suíça está gradualmente desaparecendo das embalagens dos famosos chocolates Toblerone .
De acordo com os proprietários da marca de chocolate (reconhecida mundialmente), a decisão foi tomada para cumprir as leis “suíças” assim que sua nova fábrica na Eslováquia abrir.
Fundado em 1908 na fábrica da família Tobler, o chocolate de formato triangular era produzido até então exclusivamente em Berna, a capital suíça.
No entanto, a Toblerone abrirá uma nova fábrica em Bratislava (Eslováquia) no terceiro trimestre de 2023 para “atender ao aumento da demanda global”.
Com essa determinação, a empresa – dona da gigante norte-americana Mondelez International – teve que substituir “estabelecido na Suíça” de sua embalagem tradicional.
Da mesma forma, o Matterhorn em forma de pirâmide está sendo substituído por uma montanha triangular genérica, gerando um debate acalorado na Suíça.
“Temos que adaptar nossas embalagens à legislação suíça “, disse uma porta-voz da Mondelez à imprensa local.
Nessa ordem de ideias, a fabricante sustenta que “o redesenho da embalagem apresenta um logótipo de montanha modernizado e aerodinâmico, em linha com a estética geométrica e ‘mais triangular’”.
Refira-se que o urso de Berna, símbolo da capital da nação alpina, continuará a esconder-se nos contornos da nova montanha.
De acordo com as diretrizes de Toblerone, a nova imagem começou a ser lançada nos mercados a partir do terceiro trimestre de 2022.
Com 97% de seus produtos exportados para 120 países, a Toblerone produz sete bilhões de barras de chocolate por ano. *NTN24