O Ministério das Relações Exteriores de Cuba (MINREX) condenou veementemente a concessão de asilo político nos Estados Unidos ao cidadão cubano Ruben Martinez Machado após o sequestro de uma aeronave em outubro de 2022.
Em um comunicado, o MINREX informou que o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Carlos Fernández, convocou na segunda-feira (27) o Encarregado de Negócios dos Estados Unidos, Benjamin Ziff, para transmitir formalmente a demanda de Cuba.
Fernández disse que este ato é uma violação do espaço aéreo cubano, segurança operacional e regulamentos aeronáuticos, de acordo com o disposto nos Anexos da Convenção sobre Aviação Civil Internacional (Convenção de Chicago), bem como “a impunidade para atos desta natureza constitui uma precedente negativo e perigoso”.
O MINREX sublinhou ainda que a concessão de asilo político a alguém que sequestrou uma aeronave para fins de emigração é uma violação do disposto na Declaração Conjunta sobre Matérias Migratórias, assinada por ambos os países a 12 de janeiro de 2017. *Informações Prensa Latina