A presidente do Peru, Dina Boluarte , enviou uma mensagem contundente ao seu homólogo colombiano Gustavo Petro pela interferência do presidente na crise política e social que o país enfrenta desde dezembro passado.

O presidente peruano pediu a Petro “que se dedique a governar” seu país e pare de “incitar a população peruana” que participa de protestos antigovernamentais no Peru após o afastamento do ex-presidente Pedro Castillo.  

“Daqui digo ao senhor Petro que se dedique a governar a Colômbia, que suas ruas também estão cheias de protestos e que deixe que nós, peruanos, resolvamos os nossos”, disse Boluarte à imprensa local.

Da mesma forma, o chefe de Estado do Peru lamentou que  “certos presidentes” da região tenham uma opinião sobre a crise que seu país enfrenta, que até o momento deixa pelo menos 50 mortos devido a confrontos entre a Força Pública e os manifestantes. 

“Creio que a situação política que estamos vivendo não é estranha a ele, e de fora continuando a exortar a população peruana é triste, rejeitamos todo tipo de ingerência em nossa história”, acrescentou . 

Vale ressaltar que nos últimos dias, o Congresso peruano declarou o presidente Petro “persona non grata” após manifestações de semelhanças entre a polícia peruana e as tropas nazistas. 

Com 72 votos a favor, 29 contra e 7 abstenções, o plenário do Congresso aprovou a moção contra o presidente colombiano , que inclui também a proibição de sua entrada em território peruano. *NTN24

Publicidade