A cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, sofreu forte fogo de artilharia russa nesta segunda-feira (13), em um aparente prelúdio para uma nova ofensiva importante à medida que o primeiro aniversário da guerra se aproximava.

Defensores ucranianos, que já resistem há meses, estão preparados para novos ataques terrestres, disseram oficiais militares ucranianos.

As posições em Bakhmut foram fortificadas e apenas pessoas com funções militares foram autorizadas a entrar, disse um vice comandante do batalhão. Qualquer civil que ainda quisesse deixar a cidade teria que enfrentar o fogo que se aproximava, disse ele.

Bakhmut é o principal objetivo do presidente russo, Vladimir Putin, e sua captura daria à Rússia uma nova posição na região de Donetsk e uma rara vitória após vários meses de contratempos. As regiões de Donetsk e Luhansk compõem Donbass, o coração industrial da Ucrânia. A Rússia o ocupa parcialmente e quer obter o controle total.

Em Bruxelas, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse considerar que a tão esperada ofensiva russa já começou. *Reuters

Publicidade