O número de mortos devido ao terremoto de segunda-feira na Turquia e na Síria ultrapassou 28 mil. Ao mesmo tempo, equipes de resgate estão cada vez mais preocupadas com a piora na situação da segurança na região.
O sismo de magnitude 7,8 e tremores secundários resultaram na morte de 24.617 pessoas na Turquia e ao menos 3.575 na Síria.
Os trabalhos de resgate continuam, mesmo quase uma semana depois do início do desastre.
No sábado, uma menina de 5 anos de idade foi retirada de escombros na província de Kahramanmaras, no sul da Turquia. Um bebê de 7 meses de idade foi salvo na província de Hatay, também no sul.
Equipes de emergência estão sob o risco de desastres secundários em Hatay. Um membro que retirava escombros no sábado, por exemplo, se envolveu em um acidente devido ao desmoronamento de uma construção.
Times vindos da Alemanha e da Áustria teriam suspenso as operações em Hatay citando problemas de segurança.
Segundo um membro de uma equipe da Alemanha, água e alimentos estão se esgotando e supermercados e outras lojas estão destruídos. Disse ainda que a situação da segurança no local vinha piorando gradualmente com o tempo desde o terremoto.
A equipe alemã afirma que vai continuar em contato com as autoridades turcas e que planeja retomar as operações assim que a situação volte a ser considerada segura. *NHK