O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenki, viajou para o Reino Unido na quarta-feira para se encontrar com o rei Carlos III, o primeiro-ministro, e comparecer ao Parlamento britânico.
Através de um breve encontro, a Casa Real Britânica publicou uma fotografia em que a monarca é vista a apertar a mão ao líder ucraniano.
Antes de seu discurso perante o Poder Legislativo do Reino Unido, o presidente ucraniano comentou que “Londres está ao lado de Kyiv desde o primeiro dia”.
“Ofereço minha sincera gratidão a todas as autoridades britânicas por sua ajuda. Quando o mundo ainda não sabia como reagir, você nos apoiou. Em nome de todos os pais e mães que esperam seus bravos filhos e filhas voltarem da linha de frente, obrigado por estarem conosco desde o primeiro dia”, disse Zelenki.
Depois de entregar esta mensagem, o chefe de Estado ucraniano solicitou, através de um encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que os seus aliados ocidentais forneçam as “armas necessárias para vencer a guerra contra Moscou”.
Ao mesmo tempo, Zelenki sublinhou “ a importância de Kiev poder receber aviões de combate dos seus parceiros para travar a ofensiva lançada por Vladimir Putin, e assim libertar todos os territórios temporariamente ocupados”. *NTN24