Segundo um balanço divulgado neste sábado (4) pelas autoridades chilenas, os incêndios florestais que atingiram a zona centro-sul do país e que afetaram inúmeras localidades rurais já deixaram 16 mortos.

Desta forma, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do Chile, indicou que o evento deixou “24 pessoas feridas e 88 casas totalmente destruídas”.

Da mesma forma, a instância apontou que “251 incêndios ainda estão ativos, 80 dos quais estão fora de controle”.

Depois da emergência que vivem as regiões de Bío Bío, Ñuble e La Araucanía, o Presidente do Chile, Gabriel Boric, juntou-se ao destacamento, garantindo que “toda a força do Estado combaterá os incêndios e acompanhará as vítimas”.

“Saibam que as Forças Armadas e os Carabineiros vão patrulhar preventivamente toda a área (…) o mais importante agora é apagar os incêndios como vivemos em Viña del Mar ” , disse Boric.

“Todas as capacidades do Estado serão mobilizadas para eles. Terminada a emergência, assumiremos o comando e acompanharemos as comunidades e as vítimas em tudo o que for necessário. Em particular, estarei percorrendo alguns lugares da região” , acrescentou o chefe de Estado chileno.

Além disso, Boric confirmou que o avião norte-americano ‘Ten Tanker’ chegará ao país na próxima segunda-feira, que tem capacidade para 36 mil litros de água. *NTN24

Publicidade