Representantes da montadora japonesa Nissan e sua parceira francesa Renault estão esperando que os membros de seus respectivos conselhos de administração aprovem um acordo que irá reestruturar a relação de capital das duas empresas.
A Nissan vem negociando por uma parceria em termos igualitários. Atualmente, a Renault detém 43% das ações da montadora japonesa, enquanto a Nissan detém apenas 15% das ações da montadora francesa.
A NHK teve acesso à informação de que o acordo provavelmente irá incluir um termo estabelecendo que a Renault deve diminuir seu percentual de ações da Nissan para 15%. Fontes ligadas ao caso afirmam que o plano é repassar tais ações temporariamente para uma terceira companhia para que sejam vendidas no mercado em etapas.
Sob o acordo, a Nissan também irá adquirir uma participação máxima de 15% em uma nova empresa de veículos elétricos que a Renault está planejando abrir. A porcentagem exata ou montante do investimento não foram determinados.
Ainda segundo as fontes, gerentes da Nissan e da Renault já teriam chegado a um consenso sobre o quadro geral do acordo, que deve ser finalizado assim que os conselhos de administração o aprovarem. *NHK