O segundo encontro entre Gustavo Petro e Nicolás Maduro, na tarde deste sábado (07), no Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas, terminou com uma declaração bilateral, após mais de três horas de conversas.

O presidente colombiano voltou à Venezuela para uma conversa à portas fechadas com o venezuelano.   

De acordo com o documento, os presidentes colombiano e venezuelano abordaram as negociações de paz com o ELN (a guerrilha do Exército de Libertação Nacional), o comércio bilateral e questões fronteiriças, além da formulação de projetos de conexão entre o Mar do Caribe e o Pacífico.  

A visita de Gustavo Petro foi anunciada de surpresa, no início da manhã deste sábado, através das redes sociais do embaixador colombiano em Caracas, Armando Benedetti. 

De acordo com fontes do Palácio de Nariño, a sede da presidência colombiana, a agenda seguia três temas definidos na primeira reunião Petro-Maduro: os problemas relativos à abertura da fronteira – entre eles a criminalidade na região fronteiriça; o comércio bilateral; as negociações com o Exército de Libertação Nacional e a suspensão do cessar-fogo. *Informações RFI

Publicidade