O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta terça-feira (3) que seu governo produza uma série de documentários sobre a ofensiva das forças de Moscou na Ucrânia.
O presidente russo pediu ao Ministério da Cultura “que apresente propostas para garantir a exibição de documentários nacionais nos cinemas sobre questões relacionadas com a operação militar especial e a luta contra a propagação da ideologia neonazista e neofascista”.
Após o anúncio, o Kremlin garantiu em comunicado que o Ministério terá a partir da data até 1 de fevereiro para implementar o referido despacho.
Por seu lado, a Rússia justificou sua ofensiva na Ucrânia e aprovou várias leis para controlar o discurso em torno de sua “operação militar especial”.
Vale destacar que, nesta segunda-feira, cerca de 63 militares russos perderam a vida durante um ataque perpetrado por tropas ucranianas em Makiivka, cidade ocupada por Moscou na região oriental de Donetsk.
O Exército Russo, que normalmente não revela suas baixas durante um ataque, foi quem divulgou o total de mortos neste ataque ucraniano.
Segundo o Ministério da Defesa, foi um ataque com lançadores de foguetes HIMARS, um tipo de arma entregue pelos Estados Unidos à Ucrânia. Além disso, a entidade estatal garantiu que suas forças derrubaram dois dos seis mísseis. *NTN24