Para assinalar os 11 anos desde que Kim Jong Un tornou-se o comandante militar supremo da Coreia do Norte, a mídia estatal daquele país está elogiando o líder.
A edição de sexta-feira do jornal Rodong Sinmun trouxe um longo artigo exaltando Kim por ter completado a força nuclear do país.
O líder assumiu a posição em dezembro de 2011, após a morte de seu pai, Kim Jong Il.
A edição do jornal publicou uma foto de um Hwasong-17, o mais recente modelo de míssil balístico intercontinental da Coreia do Norte.
Segundo o Rodong Sinmun, Kim ajudou as forças armadas da Coreia do Norte tornarem-se o mais avançado poder, capaz de vencer qualquer batalha.
O jornal também elogiou Kim por avançar rapidamente os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, dizendo que as armas desenvolvidas recentemente no país garantem o bem-estar de seus cidadãos no futuro.
A Televisão Central estatal da Coreia do Norte mostrou imagens do quarto dia da reunião do plenário do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que foi realizada na quinta-feira.
As imagens mostram Kim conversando com seus assistentes e autoridades em reuniões secionais, e discutindo planos de defesa para o próximo ano.
Segundo relatos, no início da reunião do plenário, Kim teria estabelecido “novas metas vitais” para fortalecer a capacidade de defesa autossuficiente de seu país em 2023.
O ano assinala o terceiro dos cinco anos do plano de defesa do país. O que Kim chamou de metas vitais podem incluir sua intenção de desenvolver ainda mais seus programas nuclear e de mísseis. *NHK