O Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, denunciou este sábado (24) um bombardeamento russo que deixou pelo menos oito mortos e 17 feridos na zona de Kherson como um ato de “terror” para “intimidar” os ucranianos na véspera de Natal. 

“Pela manhã, no sábado, na véspera de Natal, no centro da cidade. Não são instalações militares. Não é uma guerra de acordo com as regras definidas. É terror, é matar por intimidação e prazer “, disse o presidente ucraniano através das redes sociais.

De acordo com o Ministério Público ucraniano, o bombardeio “matou oito civis e feriu 17”, alguns dos quais foram levados ao hospital com “ferimentos graves”. 

Zelensky lamentou o ocorrido e expressou que o ataque deve servir para que o mundo veja e entenda “contra o mal que estamos lutando”, além disso, o presidente ucraniano descreveu o exército russo como “terrorista”. 

O presidente dos ucranianos enfatizou que o bombardeio na área de Kherson reflete o que é “a verdadeira vida da Ucrânia e dos ucranianos” desde que a invasão russa começou há dez meses. 

O bombardeio atingiu o mercado, um dos locais mais frequentados na manhã deste sábado e localizado no coração de Kherson, área que pode ser recuperada pela Ucrânia depois que as forças russas deixaram o local após oito meses de permanência no local. 

As autoridades locais informaram que 73 bombardeios russos atingiram a cidade na sexta-feira. Cinco pessoas morreram e 22 ficaram feridas após os ataques. 

Outra zona que continua a ser atacada pelo exército russo é Bahamut, cidade onde há meses as forças de Moscovo tentam tomar o poder, segundo informou este sábado a Presidência ucraniana. 

Para lidar com os ataques da Rússia, Kieve solicitou mais ajuda financeira e militar. Após a visita de Zelenski a Washington, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a extensão do orçamento federal de 45 bilhões de dólares que planeja alocar para a Ucrânia. 

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse: “Não se trata realmente, como disse o presidente ucraniano na outra noite, de caridade. É sobre segurança, é sobre trabalhar em conjunto.”  *NTN24

Publicidade