Em uma tentativa de aliviar as tensões políticas e sociais desencadeadas pela deposição e prisão do ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, o Congresso decidiu antecipar as eleições gerais de 2026 para abril de 2024.
Após um amplo debate e posterior deliberação, os congressistas votaram 93 a favor, 30 contra e uma abstenção devido à mudança no calendário eleitoral do Peru.
Da mesma forma, a medida – que foi votada nesta terça – também prevê que a atual presidente, Dina Boluarte , entregue o cargo ao vencedor das eleições de julho de 2024.
No entanto, José William Zapata, presidente do Congresso peruano, explicou que para a entrada em vigor desta medida, a reforma deve ser ratificada em nova votação na corporação nos próximos meses.
Durante o processo, as bancadas parlamentares de esquerda , que apoiavam o demitido Pedro Castillo , haviam proposto incluir na votação a convocação de um referendo para uma Assembleia Constituinte , porém, o pedido não teve apoio suficiente.
Por sua vez, a presidente Dina Boluarte , cuja renúncia também é exigida pelos manifestantes, garantiu que está disposta a sair dentro dos novos prazos acordados.
Segundo pesquisas realizadas no Peru, pelo menos 83% dos cidadãos são a favor de eleições antecipadas para resolver a crise que o país enfrenta após a demissão de Pedro Castillo .
Refira-se que o ex-presidente foi afastado do cargo e preso no início deste mês, após a sua tentativa de dissolver o Congresso para governar por decreto em estado de emergência. *NTN24