Um grupo de acadêmicos publicou o que afirmam ser o primeiro manual já escrito em inglês sobre o idioma do povo indígena japonês ainu. Os ainu chegaram a povoar uma ampla área do norte do Japão.
Dezessete pesquisadores contribuíram para a publicação do livro de 700 páginas, recém-lançado por uma editora alemã.
O livro é resultado de um projeto de pesquisa de sete anos realizado pelo Instituto Nacional sobre Linguística e Língua Japonesa, com o objetivo de expandir a base de estudos sobre o assunto também para fora do Japão.
O idioma ainu é uma língua rara que não pode ser conectada com certeza a nenhuma outra família linguística.
A maioria dos artigos acadêmicos sobre o idioma ameaçado de extinção está escrita em japonês. Existem pouquíssimos artigos disponíveis em inglês.
Assuntos destacados no novo livro em inglês sobre o idioma ainu incluem: gramática, história da minoria étnica, folclore, outras formas de literatura transmitidas oralmente e dialetos.
Anna Bugaeva, professora adjunta da Universidade de Ciências de Tóquio e uma das autoras, afirma que o livro é uma enciclopédia da língua ainu.
Ela tem a esperança de que a publicação em inglês ajude a avançar estudos linguísticos e a aumentar a significância do idioma ainu. *NHK