O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu que a comunidade internacional ofereça mais auxílio a seu país para o fortalecimento da defesa aérea.
Em vídeo postado no domingo, Zelenskyy afirmou que a provisão de sistemas mais modernos de defesa aérea para ajudar a proteger por completo o espaço aéreo ucraniano será um dos passos mais significativos em fazer com que o fim da agressão russa se aproxime. Ele também disse que a Ucrânia está preparando uma cúpula especial sobre a paz, a ser realizada neste inverno do hemisfério norte, e pediu que os países parceiros se unam para dar fim à agressão.
A Rússia realizou ataques maciços de mísseis sobre Kiev e outras partes da Ucrânia na sexta-feira (16), deixando quatro mortos. Os ataques russos também atingiram instalações de geração de energia, o que causou blecautes em amplas áreas. Em Kiev, o fornecimento de eletricidade, água e calefação teria sido restabelecido até domingo. Mas em áreas ao redor da capital, acredita-se que a capacidade de geração de energia tenha caído para cerca de 50%.
O Reino Unido e os Estados Unidos estão intensificando a ajuda militar que oferecem à Ucrânia, já que os ataques russos continuam.
O Ministério da Defesa do Reino Unido afirmou em postagem nas redes sociais no sábado, que havia oferecido ‘mísseis guiados de precisão’ para forças ucranianas. O governo do presidente americano Joe Biden está finalizando planos para enviar o sistema de mísseis ‘Patriot’ à Ucrânia para ajudar a impulsionar as capacidades de defesa aérea do país. *NHK