Um pacificador irlandês da ONU foi morto e vários outros ficaram feridos depois que agressores não identificados abriram fogo contra um comboio no sul do Líbano, disseram oficiais militares irlandeses e libaneses nesta quinta-feira (15).

As Forças de Defesa Irlandesas disseram em um comunicado que um par de veículos blindados transportando oito soldados irlandeses de manutenção da paz da  Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) foram alvejados enquanto dirigiam para o norte, em direção a Beirute, na noite de terça-feira da cidade de Al-Aqbiya.

Os militares irlandeses acrescentaram que um dos três soldados feridos está em estado grave. Não identificou os assaltantes. A UNIFIL confirmou que um pacificador foi morto e três ficaram ferido

“No momento, os detalhes são escassos e conflitantes”, disse a UNIFIL em um comunicado. O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, expressou seu profundo pesar pelo incidente e pediu uma investigação, instando todas as partes a “mostrar sabedoria e paciência”.

O exército libanês ofereceu suas condolências, mas não deu detalhes adicionais sobre o incidente.

Um alto funcionário do Hezbollah disse que um “incidente não intencional” levou à morte de um soldado irlandês em uma missão de paz da ONU no sul do Líbano, dizendo que o grupo armado não estava envolvido. *Com informações de Israel Hayom

Publicidade