O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, acusou a Rússia de atacar com drones do Irã a infraestrutura de energia em Odessa, região no sul de seu país, provocando um enorme blecaute.

Em um pronunciamento via mensagem de vídeo no sábado (10), Zelenskyy disse “A situação na região de Odessa é muito difícil. Depois do ataque noturno com drones iranianos, Odessa e outras cidades e vilas na região estão no escuro”. Ele prosseguiu dizendo que mais de 1,5 milhão de pessoas na região estão sem eletricidade.

Zelenskyy alegou que a Rússia havia usado 15 drones contra Odessa no decorrer de uma noite. “Esta é a verdadeira atitude da Rússia com Odessa, com os moradores de Odessa”, disse Zelenskyy.

O governo americano informou que sua análise de inteligência mostrou que Rússia e Irã estão considerando preparar uma linha de produção de drones em território russo. Autoridades americanas também indicam que a Rússia pode estar fornecendo ao Irã helicópteros e sistemas de defesa aérea como moeda de troca por drones. *NHK

Publicidade