A imprensa da Bélgica está informando que uma vice-presidente do parlamento da União Europeia havia sido detida em conexão com um escândalo de corrupção supostamente envolvendo o Catar, onde no momento ocorre a Copa do Mundo de futebol da Fifa.
Autoridades belgas afirmam ter realizado buscas em 16 locais de Bruxelas na sexta-feira como parte de uma investigação sobre suposto esquema de corrupção.
Promotores informaram em um comunicado que os investigadores recuperaram cerca de 633.000 dólares em espécie e apreenderam aparelhos de telefone celular.
Eles comunicaram que um país do Golfo é suspeito de ter pago vultosas quantias de dinheiro ou oferecido grandes presentes para pessoas em posição de forte importância dentro do Parlamento Europeu com o objetivo de influenciar decisões na assembleia.
Não foram revelados detalhes, mas a imprensa local relata que a vice-presidente do Parlamento Europeu, Eva Kaili, foi detida em um processo supostamente envolvendo o Catar.
O parlamento da União Europeia adotou uma resolução em novembro sobre as condições de direitos humanos no Catar. A resolução exorta as autoridades do Catar por uma investigação completa sobre mortes de trabalhadores imigrantes que teriam ocorrido durante a construção de estádios e outros preparativos para a Copa do Mundo da Fifa.
A resolução também requer o prosseguimento das investigações sobre as definições de locais de realização de Copas do Mundo, as quais estariam marcadas por esquemas de corrupção. *NHK