O povo da Ucrânia está se preparando para o inverno mais severo dos últimos tempos, depois que ataques de mísseis russos reduziram o suprimento de energia do país para metade de seu nível original.
Os residentes estão tentando economizar energia e acumular roupas e cobertores, tendo sido informados de que poderão esperar períodos sem energia elétrica até o final de março.
Na terça-feira, o presidente Volodymyr Zelenskyy acusou a Rússia de tentar transformar o frio do inverno numa arma de destruição em massa. Ele pediu a outros países que aumentem seu apoio aos civis ucranianos à medida que o inverno se aproxima.
Enquanto isso, a Rússia vem intensificando seus ataques de mísseis. Um repórter da NHK visitou um bloco residencial no centro de Kiev que foi atingido por um míssil há uma semana. Uma moradora disse: “Eu ouvi um estrondo e vi o que parecia ser uma grande bola de fogo se aproximando. Depois houve uma enorme explosão e o prédio estremeceu.”
O bloco fica numa área residencial tranquila, sem alvos militares. Uma outra moradora disse: “Vamos continuar resistindo e apoiando os militares ucranianos. Sofremos alguns estragos, mas não vamos sair.” *NHK