Os restos de um foguete chinês não controlado caíram no sul do Oceano Pacífico após gerar um alerta internacional e o fechamento do espaço aéreo de vários aeroportos na Espanha.

Devido ao risco que o artefato poderia causar em sua reentrada, vários aeroportos da Espanha e parte da Europa, como França e Itália, decidiram interromper a atividade aérea, o que gerou vários atrasos no tráfego aéreo durante a manhã desta sexta-feira.

No entanto, nas primeiras horas da manhã, o comando espacial dos Estados Unidos informou através de sua conta no Twitter que o foguete chinês, que estava fora de controle no espaço, entrou na atmosfera e caiu no Oceano Pacífico.

“Os restos de um foguete chinês entre 17 e 23 toneladas de peso e 30 metros de comprimento caíram às 10h01, graças a uma análise do Centro de Monitoramento e Vigilância Espacial da União Europeia”, indicaram em sua conta no Twitter.

Vale ressaltar que a China lançou o foguete na última segunda-feira, com o objetivo de completar a última fase de sua estação espacial. Depois de colocá-lo em órbita, as autoridades chinesas permitiram que um de seus módulos se quebrasse e caísse incontrolavelmente em direção à Terra.

Com o lançamento, os sistemas de vigilância americanos e europeus observavam com radares e sensores a reentrada na atmosfera do CZ-5B, a parte central do foguete, que pesava cerca de 23 toneladas e tinha 30 metros de comprimento.  *NTN24

Publicidade