O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu a portas fechadas para deliberar a respeito de uma reivindicação russa de que a Ucrânia estaria prestes a usar uma bomba para a dispersão de material radioativo. O dispositivo é chamado de “bomba suja”. Diplomatas de países ocidentais descreveram a afirmação da Rússia como sem fundamento e falsa.

Moscou solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança. A solicitação foi feita após autoridades russas terem expressado preocupação de que a Ucrânia possa vir a criar uma bomba feita para dispersar material radioativo.

Fontes afirmam que a Rússia voltou a reiterar a afirmação na reunião de terça-feira.

Dmitry Polyanskiy é o primeiro vice representante permanente da Rússia para as Nações Unidas. Ele disse a repórteres depois da reunião que a Ucrânia tem a capacidade, e todos os motivos, para criar uma “bomba suja”. Polyanskiy disse que a ameaça é muito grave.

O vice representante permanente do Reino Unido na ONU, James Kariuki, afirmou: “Não observamos nem ouvimos qualquer nova evidência nesta reunião privada”. Ele chamou a alegação russa de “evidentemente falsa”.

Kariuki acrescentou: “E devemos ser claros quanto a isso, de que se trata de pura desinformação russa, do tipo que já vimos muitas vezes anteriormente”.

A missão da Noruega na ONU postou uma mensagem no Twitter dizendo que a Rússia deve parar de disseminar alegações sem evidências. *NHK

Publicidade