
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, prometeu reconquistar todo o território do país tomado pela Rússia durante um discurso para um dia dedicado aos veteranos e heróis que se foram.
Zelenskyy celebrou o Dia dos Defensores na sexta-feira em uma manifestação em Kiev. Ele prestou um minuto de silêncio em memória aos que morreram defendendo a Ucrânia. Ele disse aos que presenciaram o pronunciamento: “Nós vamos recuperar a integridade territorial do nosso Estado.”
No dia anterior, o governo ucraniano declarou que suas forças armadas libertaram 627 povoados da ocupação russa nas regiões leste e sul. Segundo o governo, 502 povoados foram liberados na região da Carcóvia, no leste, 43 em Donetsk e 7 em Luhansk, ambas também no leste, e 75 na região de Kherson, no sul.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira que Washington vai fornecer auxílio militar adicional equivalente a 725 milhões de dólares para a Ucrânia. O pacote inclui munição adicional para o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade, ou Himars na sigla em inglês, assim como munições de artilharia e mais de 200 Veículos com Rodas para Multitarefas de Alta Mobilidade. *NHK