O presidente da Turquia, Recep Tayyip , anunciou neste sábado, 15 de outubro, que a explosão registrada na sexta-feira (14) em uma mina de carvão na província de Bartin, no norte do país, deixou um saldo de 41 trabalhadores mortos .
Segundo relatos das autoridades, 110 homens trabalhavam na mina de carvão estatal Turkish Hard Coal Enterprises, na cidade de Amasra, quando houve uma explosão que provocou um incêndio na área.
Após a detonação, que deixou dezenas de trabalhadores presos a até 350 metros de profundidade, equipes de socorro foram levadas ao local para apagar as chamas e resgatar os mineiros.
Pelo menos 58 das 110 pessoas que trabalham na mina foram resgatadas, enquanto 11 foram levadas para um centro médico e a condição de um mineiro era desconhecida.
Neste sábado, as equipes de resgate concluíram o trabalho após recuperar o corpo do último mineiro que permaneceu no interior.
“Nossa prioridade era encontrar os mineiros na galeria. Finalmente chegamos ao último. Ele também estava morto, o que eleva o número de mortos para 41”, disse o presidente Tayyip do local.
Por sua vez, o prefeito de Amasra, Recai Cakir, indicou que entre os mineiros resgatados havia alguns “gravemente feridos ”.
Enquanto isso, o escritório do promotor local disse que estava tratando o que aconteceu como um “acidente” e abriu uma investigação formal para determinar o que aconteceu. *NTN24