
Um painel da ONU avaliando sanções contra a Coreia do Norte informou que o país está se preparando para o sétimo teste nuclear.
Especialistas do Conselho de Segurança da ONU divulgaram um relatório provisório na sexta-feira abordando desde janeiro até o final de julho. Uma pilha de madeira, possivelmente para construção de estrutura de túneis, e testes de dispositivos de disparo nuclear foram confirmados na zona de testes nucleares em Punggye-ri, no nordeste do país. O relatório informa que tais obras representam preparativos para novos testes nucleares.
Também é mencionado que o país obteve avanços tecnológicos através dos repetidos lançamentos de mísseis balísticos.
O relatório aponta que a Coreia do Norte foi capaz de contornar as sanções e obter recursos através de ataques cibernéticos. O documento indica que o país roubou fundos em criptomoedas com valor equivalente a centenas de milhões de dólares em torno dos últimos seis meses.
O relatório também menciona a deterioração da situação humanitária na Coreia do Norte devido à pandemia do coronavírus. Indica que as sanções da ONU afetaram a situação humanitária, mas que há incertezas sobre o impacto total. *NHK