
O Parlamento da Ucrânia adotou uma resolução, reconhecendo a reivindicação japonesa referente a quatro ilhas controladas pela Rússia, as quais o Japão chama de Territórios do Norte. O governo japonês afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.
Na sexta-feira, o Parlamento ucraniano aprovou uma resolução, dando apoio à posição japonesa em relação às ilhas. Conclama a comunidade internacional a adotar todas as medidas possíveis para o registro legal do status dos Territórios do Norte como sendo do Japão.
A resolução pede apoio e ações consistentes às Nações Unidas, Parlamento europeu e outras organizações internacionais para determinar os Territórios do Norte como pertencentes ao Japão.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, afirmou na sexta-feira, em uma mensagem de vídeo, que assinou o decreto relevante confirmando o respeito do país pela soberania e integridade territorial do Japão, incluindo os Territórios do Norte, que ainda se encontram sob ocupação russa. Zelenskyy afirmou: “A Rússia não tem direito a esses territórios. Todos no mundo sabem muito bem disso. E devemos, finalmente, agir.”
O Japão, junto com nações do Ocidente, impôs sanções contra a Rússia após invasão à Ucrânia. O lado russo suspendeu unilateralmente negociações sobre tratado de paz com o Japão, em retaliação às sanções.
Acredita-se que a Ucrânia tenha a intenção de se coordenar com o Japão para aumentar pressão sobre a Rússia. Parte de seu território foi anexada unilateralmente pela Rússia, incluindo a Crimeia, no sul do país. *NHK