
A Organização das Nações Unidas lançou um plano de auxílio humanitário ao Paquistão em que pede o quíntuplo de ajuda financeira para as vítimas das enchentes no país.
A ONU pediu à comunidade internacional, na terça-feira (4), para que ofereça 816 milhões de dólares em apoio financeiro ao Paquistão, em vez dos 160 milhões solicitados em agosto.
O Paquistão tem sofrido chuvas mais fortes do que o usual desde meados de junho. As chuvas e subsequentes inundações mataram pelo menos 1.696 pessoas. Cerca de 7,9 milhões de deslocados estão vivendo em abrigos. O nível das águas não baixou nas áreas mais afetadas mesmo depois das chuvas terem abrandado. Malária e outras doenças infecciosas estão a se propagar.
A ONU diz que os fundos serão usados para ajuda humanitária de emergência que inclui medicamentos e provisões médicas, abrigos e materiais de emergência no preparo para o inverno que se aproxima.
Um funcionário do Programa Mundial de Alimentos da ONU disse, na capital paquistanesa, Islamabad, na terça-feira, que a organização tem testemunhado uma crise sanitária. *NHK