A Itália elegeu nesse domingo (25) a candidata da direita Giorgia Meloni, da coligação liderada pelo FdI (Fratelli d’Italia ou, em português, Irmãos da Itália).

A aliança de direita dirigida pelo partido de Meloni contabiliza 44% dos votos, com 99,7% das urnas apuradas, segundo dados do Ministério do Interior nesta 2ª feira (26).

A coalizão de Meloni é formada pelos aliados de direita do partido Liga, de Matteo Salvini, e Força Itália, do conservador Silvio Berlusconi, que tiveram, respectivamente, 9% e 8% dos votos. 

O Partido Democrático (PD), principal formação de centro-esquerda, teve 19% dos votos. Por sua vez, o Movimento 5 Estrelas obteve cerca de 17% dos votos.

No sistema eleitoral italiano, o primeiro-ministro é nomeado pelo presidente da República, com a aprovação do Parlamento. Ele detém os atos do poder Executivo, nomeando e presidindo o Conselho de Ministros.

Giorgia Meloni será a primeira mulher a liderar o governo na Itália. Juntamente com seus aliados, ela promete cortes de impostos além de uma política para aumentar a taxa de natalidade em um dos países com mais idosos no mundo.

Publicidade