Uma hora depois que o México realizou uma simulação de terremoto como parte da comemoração dos fortes terremotos que atingiram o país em 1985 e 2017, um forte tremor de 7,7 graus na escala Richter (segundo o último ajuste do Serviço Geológico Nacional) desencadeou pânico em vários setores da capital e outros estados do centro do país .

epicentro deste novo terremoto foi localizado 59 km ao sul de Coalcomán (estado de Michoacán) , na costa do Pacífico e até agora, segundo o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, “uma pessoa morreu pela queda de uma cerca ( parede) de um centro comercial em Manzanillo (estado de Colima)”.

Por sua vez, as autoridades do estado de Michoacán, onde se originou o terremoto, não relataram vítimas ao final deste relatório, enquanto os moradores relataram danos materiais menores.

Uma situação muito diferente foi vivida nos outros dois fortes terremotos registrados no México em 19 de setembro. A que ocorreu em 1985, com magnitude de 8,1, deixou mais de 10 mil mortos, a grande maioria na capital do país .

O terremoto devastador, que também teve seu epicentro na costa de Michoacán, ocorreu às 7h19 da manhã e destruiu grande parte do centro da Cidade do México, causando o maior número de vítimas neste local.

A que ocorreu em 2017 registrou uma intensidade de 7,1 na escala Richter e atingiu o centro do país, com saldo de 369 óbitos . O forte tremor ocorreu às 13h14 e teve como epicentro os estados de Puebla e Morelos.

O terremoto de 2017 durou mais de 90 segundos e atingiu duramente estados como Chiapas, Cidade do México, Guerrero, México, Morelos, Oaxaca, Puebla e Tlaxcala .

O sismo de 2017 foi de menor magnitude do que esta segunda-feira, mas o epicentro foi a cerca de 160 quilómetros da capital, enquanto o de hoje ocorreu a cerca de 600 km , segundo distâncias rodoviárias. Da mesma forma,o tremor desta segunda-feira ocorreu a apenas nove minutos do de 2017.

O fato de três grandes terremotos ocorrerem no mesmo dia em um país é uma situação que surpreende a todos. Por exemplo, o jornal mexicano El Universal citou o cálculo do físico da UNAM, José Luis Mateos, que garantiu que a probabilidade de uma situação como essa ocorrer é de 0,000751% . *NTN24

Publicidade