Deputados angolanos tomam hoje posse com presença de eleitos da UNITA

© Wikicommons

Os 220 deputados eleitos nas eleições gerais de 24 de Agosto,tomam posse hoje, em Luanda, durante a reunião constitutiva da quinta legislatura da Assembleia Nacional.

O MPLA, venceu as eleições gerais elegendo 124 deputados, contra 90 da UNITA, tendo perdido para a UNITA nos círculos provinciais de Cabinda e do Zaire. Tanto o Partido de Renovação Social (PRS), o estreante Partido Humanista de Angola (PHA) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) elegeram cada um dois deputados esta legislatura parlamentar.

Pela primeira vez, a Assembleia Nacional angolana será liderada por uma mulher, com a deputada do MPLA, Carolina Cerqueira, a substituir Fernando Dias dos Santos. Carolina Cerqueira tem 65 anos e assumiu vários papéis no Governo, tendo já supervisionado a pasta da área Social, Cultura ou Comunicação Social.

A UNITA, o maior da oposição, com 90 deputados, apesar de continuar a contestar os resultados eleitorais, vai estar presente na Assembleia Nacional.

Entretanto, os círculos da sociedade civil angolana estão preocupados com a detenção nas várias regiões do país de activistas que contestaram os resultados eleitorais nas redes sociais e organizaram manifestações de rua, considerados como acções de desordem pública pelas forças de segurança.

Entretanto, o porta-voz do MPLA, Rui Falcão, prometeu que as eleições autárquicas em Angola se vão realizar em 2024. *RFI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: