O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky agradeceu, este domingo (11), à população pela defesa do país, que no sábado (10), completou 200 dias da invasão russa à Ucrânia. Apesar da perda de terreno nos últimos dias, Moscou veio a público lembrar que a operação russa vai continuar “até que os objetivos sejam atingidos”.

Na sua mensagem diária ao país, Zelensky sublinhou que os ucranianos já conseguiram muito, “mas  o mais importante, o mais complicado, está para chegar”. O chefe de Estado elogiou a ação do exército “que heroicamente conteve o inimigo” e se manteve “de pé durante 200 dias, sendo o motivo exato para que a Ucrânia esteja de pé”.

No sábado a Ucrânia reivindicou um dos seus principais êxitos desde o início da guerra, ao anunciar que as suas tropas estavam a registar importantes avanços na região de Kharkiv.

Zelensky aproveitou ainda o momento para agradecer a todos os que “escrevem a história da independência, a história da vitória, a história da Ucrânia”.

A ofensiva militar lançada a 24 de Fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de quase 13 milhões de pessoas, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). *Informações RFI

Publicidade