Alemanha pede desculpas pelo massacre nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972

© Sven Hoppe/dpa/picture alliance

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu “perdão” aos parentes das vítimas da tomada de reféns nas Olimpíadas de Munique de 1972, que custou a vida de 11 atletas israelenses. 

comemoração dos 50 anos do atentado às Olimpíadas aconteceu na Vila Olímpica de Munique e foi liderada por Frank-Walter Steinmeier e pelo presidente israelense Isaac Herzog. 

Steinmeier disse que a Alemanha deve assumir parte da responsabilidade pelas falhas na proteção dos atletas e por levar décadas para compensar as famílias das vítimas.

“Como chefe de Estado deste país e em nome da República Federal da Alemanha, peço desculpas pela falta de proteção dos atletas israelenses durante as Olimpíadas de Munique e pela falta de explicações que se seguiram [ao ataque], pelo fato de que o que aconteceu aconteceu”, disse Frank Walter.

Por sua vez, Comitê Olímpico Internacional (COI) ignorou os pedidos das famílias das vítimas que pediram a realização de uma cerimônia nos Jogos Olímpicos para a apreensão de 5 de setembro de 1972.

A aquisição foi realizada por membros palestinos do grupo Setembro Negro. O evento custou a vida de 11 israelenses , um policial alemão e cinco membros dos invasores. 

“Você tem o direito de finalmente obter respostas para as perguntas que o torturaram “, disse Steinmeier no meio da cerimônia. “Eles também (merecem) uma resposta para a pergunta de por que foram deixados sozinhos com sua dor por tanto tempo”, disse Steinmeier .

Por sua vez, o presidente israelense Herzog destacou a dor das famílias das vítimas. “Espero que a partir de agora continuemos a lembrar, invocar e, acima de tudo, reafirmar as lições desta tragédia, incluindo a importância de combater o terror para as gerações futuras”, disse. *NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: