A UE procura eliminar alguns corantes para tatuagens por “causar doenças cancerígenas”

As tatuagens, há anos, têm conteúdo simbólico , expressando a apropriação do corpo, criando uma nova forma de popularizar e identificar uma pessoa.

Cada vez mais as tatuagens estão cheias de cor, e de uma forma muito mais cromática e exagerada, ou pelo menos para a União Europeia. Hoje existe uma quantidade muito grande de pigmentos que são proibidos porque podem ser perigosos para a saúde. 

Relatórios sobre tintas coloridas e seus componentes tóxicos estão aumentando atualmente. De acordo com o Regulamento Europeu de Cosméticos, já existem mais de 4.000 cores erradicadas para o uso de tatuagens.

Além disso, a partir do próximo ano (2023), muito mais cores serão proibidas do que as atualmente exterminadas pelo regulamento

Verde 7 (verde escuro) e (azul 15 azul brilhante), seriam as cores mais prejudiciais à saúde, pois são consideradas cancerígenas, além de causar alergias e irritações incontroláveis, portanto, serão totalmente proibidas pelo menos na UE . 

Deve-se esclarecer que as tatuagens sempre serão um risco para a saúde das pessoas. “Não existe tatuagem saudável, mas muito pouco se sabe sobre os efeitos das cores no corpo. Tatuar não é uma profissão registrada (…) Basta pendurar uma placa que diz ‘tatuagens’ na porta”, diz Urban Slamal, primeiro presidente da Associação Federal de Tatuagem.

Que tipo de componentes os pigmentos de tatuagem podem ter?

Os corantes que são usados ​​nas tatuagens são normalmente compostos por mais de 100 substâncias, nas quais podemos encontrar conservantes, aglutinantes, antiespumantes, líquidos e pigmentos de cor, solventes, entre outros. 

Existem dois tipos de pigmentos , o primeiro faz parte dos inorgânicos que contêm negro de fumo e óxido metálico. Para isso, o Instituto Federal de Avaliação de Riscos quer evitar a carga de metais pesados ​​em pessoas que estão expostas à realização de uma tatuagem. 

O segundo grupo é sobre cores orgânicas , azo, embora sejam tons mais suaves que os do primeiro grupo, não estão isentos de causar doenças e ser um risco à saúde. 

“São pigmentos industriais. Eles também são frequentemente contaminados pela indústria . Eles não são originalmente fabricados para uso em humanos”, acrescentou Wolfgang Bäumler, membro da Clínica e Policlínica de Dermatologia de Regensburg, que também é especialista em tatuagem.  *NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: