Israel anuncia retoma total de relações diplomáticas com Turquia

Yair Lapid, actual primeiro-ministro de Israel, e Mevlut Cavusoglu, ministro turco dos Negócios Estrangeiros. Ancara, 23 de Junho de 2022. AFP – OZAN KOSE

Israel anunciou, nesta quarta-feira (17), a retoma total das relações diplomáticas com a Turquia e o regresso dos embaixadores aos dois países. O chefe da diplomacia turca declarou que Ancara “não abandonará a causa palestiniana”, mesmo com o restabelecimento das relações.

O primeiro-ministro israelita Yaïr Lapid indicou, em comunicado, que “foi decidido elevar o nível dos laços entre os dois países para relações diplomáticas plenas e reencaminhar os embaixadores para os dois países”.

Os embaixadores tinham sido convocados em 2018 depois da morte de manifestantes palestinianos em Gaza, mas as relações já tinham começado a ficar tensas com o caso do navio turco Mavi Marmara, quando forças israelitas lançaram um assalto sobre a embarcação que tentava levar ajuda à Faixa de Gaza.

O chefe do Governo israelita acrescentou que “a retoma das relações com a Turquia é uma mais-valia para a estabilidade regional e uma notícia económica muito importante para os cidadãos de Israel”.

Entretanto, o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Cavusoglu, indicou que Ancara “não abandonará a causa palestiniana” mesmo com a retoma total das relações diplomáticas com Israel.

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan apresenta-se como um fervoroso defensor da causa palestiniana e tem criticado a política de Israel para com os territórios ocupados.

Em Março, o Presidente israelita Isaac Herzog visitou a Turquia, algo que não acontecia desde 2007. Por sua vez, o ministro turco dos Negócios Estrangeiros realizou, no final de Maio, uma deslocação oficial a Jerusalém no âmbito da reaproximação diplomática. Em Junho, o então chefe da diplomacia turca e o primeiro-ministro israelita Yaïr Lapid também foi a Ancara. *RFI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: