Esboço de relatório de conferência de desarmamento nuclear insta Rússia a se retirar de Zaporíjia

Um esboço de relatório que está sendo elaborado em uma conferência de desarmamento nuclear instou forças da Rússia a se retirarem da usina nuclear de Zaporíjia, no sudeste da Ucrânia.

A conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares está sendo realizada na sede das Nações Unidas, em Nova York, desde o dia 1º de agosto.

O 2º comitê da conferência, que discute a não proliferação de armas nucleares, está compilando o esboço de relatório. O documento expressa profunda preocupação com as atividades militares ora conduzidas nas proximidades do complexo de Zaporíjia, que é uma das maiores usinas nucleares da Europa. Ele pede ainda “a restauração do controle pelas autoridades ucranianas competentes”.

Na reunião do comitê, na segunda-feira, a delegação da Ucrânia acolheu de bom grado o conteúdo do esboço. Ela insistiu que o documento incluísse uma menção à invasão injustificável da Rússia, bem como a séria ameaça representada por seu ataque à usina nuclear e a ocupação ilícita do complexo.

Por sua vez, delegados russos disseram que o esboço de relatório reflete alegações unilaterais feitas por algumas das partes e é inaceitável. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: