Chefe da AIEA pede por envio de missão para a usina nuclear de Zaporíjia na Ucrânia

Chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA, pediu a cooperação da Rússia e Ucrânia para que seus peritos tenham acesso à usina nuclear de Zaporíjia na Ucrânia, após uma recente série de bombardeamentos no local.

A usina de Zaporíjia no sudeste da Ucrânia, uma das maiores na Europa, está sob controle das forças militares russas.

O Conselho de Segurança da ONU teve uma reunião de emergência na quinta-feira (11) para discutir uma resposta aos ataques que têm sido reportados desde a sexta-feira da semana passada.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, participou da reunião online e fez uma breve descrição da situação atual na usina de Zaporíjia. Disse que parte da rede elétrica da usina foi danificada pelos bombardeamentos e que um dos três reatores que estavam operacionais foi suspenso.

Grossi disse que a avaliação preliminar feita por especialistas da AIEA “não encontrou ameaça iminente à segurança nuclear” na usina causada pelos bombardeamentos, mas acrescentou que “isto pode se alterar a qualquer momento”.

O diretor-geral ressaltou a importância de uma equipe de especialistas da AIEA visitar a usina de Zaporíjia e dar apoio técnico para garantir a segurança das instalações.

Na mesma reunião, a Ucrânia e Rússia acusaram-se mutualmente pelos bombardeamentos.

O embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya, alegou que a Rússia está a ameaçar o mundo com o risco de um desastre nuclear. Disse que “quanto mais cedo pudermos deter a Rússia, mais cedo a Europa e o mundo vão ser capazes de se sentirem seguros novamente”.

A subsecretária de Estado dos EUA, Bonnie Jenkins, criticou a Rússia por estar continuando a “empregar desinformação para desviar a atenção da realidade no terreno”.

Várias nações têm pedido à Rússia para que retire seus soldados da usina nuclear. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: