Borboleta cósmica: astrônomos publicam uma imagem impressionante da colisão de duas galáxias

Borboleta cósmica | Foto tirada de: NOIRLab

Astrônomos do laboratório NOIRLab, que opera o telescópio Gemini North no Havaí, publicaram uma imagem incrível da colisão de duas galáxias, um dos eventos mais espetaculares do universo. 

A imagem mostra as galáxias NGC 4568 e NGC 4567 , localizadas a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra no aglomerado de Virgem, ligadas por um campo gravitacional mútuo, o que as fez formar uma espécie de borboleta cósmica. 

A coalizão das duas galáxias representa os estágios iniciais de uma fusão galáctica. Os respectivos centros dos campos estelares ainda estão separados por cerca de 20.000 anos-luz, o que seria aproximadamente três quartos da distância entre a Terra e o coração da Via Láctea.

As espirais originais das duas galáxias podem ser vistas claramente na foto, mas à medida que a fusão prossegue, os padrões semelhantes a braços serão destruídos. as espirais seriam perdidas por explosões intensas desencadeadas pelas forças gravitacionais em luta, tornando-se uma nova galáxia elíptica em cerca de 500 milhões de anos. 

Os pesquisadores concluíram que o resultado final do processo de fusão entre NGC 4568 e NGC 4567 poderia criar uma galáxia semelhante à sua vizinha mais antiga, Messier 89, que também está no aglomerado de Virgem. estrelas mais velhas e de baixa massa. 

A imagem mostra aos cientistas o que acontecerá em 5.000 milhões de anos com a Via Láctea quando colidir com a galáxia mais próxima, ou seja, a galáxia de Andrômeda , além disso, a colisão entre as duas poderia fazer com que o sol e o sistema sol fossem jogados em um região diferente da galáxia resultante. 

A borboleta cósmica Gemini North foi criada a partir de dados coletados em 2020 e também apresenta a supernova SN 202fqv, que foi observada pela primeira vez em 2020. *NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: