Julho foi o mês mais seco na Bélgica em 137 anos

Foto de referência: EFE

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia da Bélgica, julho passado foi o mês mais seco registrado no país europeu desde 1885 , com 5 milímetros de chuva caindo em Bruxelas contra a média de 76,9 milímetros. 

Da mesma forma, aponta que o número  “é 30 vezes menor do que o registrado em 2021” , de fato, em meados de julho daquele ano, o sul e centro da Bélgica sofreram inundações que deixaram 39 vítimas fatais, tornando-se o maior desastre natural fatal acontecimento na história do território belga, acontecimento que também afetou o Luxemburgo e a Alemanha.

A instância afirmou que “se as temperaturas de julho forem comparadas nos períodos de 1961-1990 e 1991-2929, os termômetros marcam a média 1,6°C a mais”.

Por sua vez, o Instituto de Meteorologia lembrou que o mês de julho de 1922 foi igualmente seco, enquanto em 1885 o pluviômetro coletou apenas 2,9 milímetros de água.

Enquanto isso, Sébastien Doutreloup , climatologista da Universidade de Liège, descreveu que “as mudanças climáticas vão aumentar as temperaturas do verão (época do ano em que as temperaturas aumentam e o clima é mais quente) no país, de modo que os picos atuais de 30 a 35 graus eles irão para 35 ou 40 graus.” *NTN24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: