‘Earth Overshoot Day’ chega mais cedo a cada ano

O Dia da Sobrecarga da Terra marca a data em que a humanidade consumiu todos os recursos que a Terra pode produzir de forma sustentável em um ano. Para 2022, este dia caiu na quinta-feira, 28 de julho. A data vem chegando mais cedo – salvo exceções ocasionais – desde 1970.

A partir de hoje, a humanidade vive de crédito. Todos os anos,  o Overshoot Day – a data em que a humanidade consumiu todos os recursos que a Terra pode produzir de forma sustentável em um ano – chega mais cedo. Em 1970, caiu em 29 de dezembro, em 1990 em 11 de outubro, e este ano em 28 de julho, prova de que estamos aprofundando nossa “dívida ecológica” com o planeta.

Embora a data tenha chegado no início do ano na maior parte das últimas cinco décadas, houve algumas exceções: em 2020, devido aos repetidos bloqueios impostos para gerenciar a pandemia de Covid-19 , o Overshoot Day chegou em 22 de agosto.  

A data é principalmente simbólica e é considerada útil por ONGs para medir o impacto ecológico da atividade humana, embora o índice ainda seja pouco utilizado na formulação de políticas. 

“O déficit está ficando cada vez maior, e ainda assim não houve um verdadeiro abalo no sistema político”, diz Véronique Andrieux, diretora do World Wildlife Fund (WWF) na França. “E quaisquer atrasos na data anual foram incidentais, não intencionais”, observa ela. “Observamos uma melhora durante os choques do petróleo, a pandemia e as crises financeiras”.  

Global Footprint Network vem calculando o Overshoot Day desde 1971 com base em dados de relatórios da ONU cruzando a pegada ecológica por pessoa (a quantidade de área de superfície necessária para alimentação, transporte, habitação, etc.) com a biocapacidade do mundo (a capacidade de ecossistemas para se renovar) por pessoa. Laetitia Mailhes, porta-voz da ONG, gostaria que os Estados soberanos usem esse índice para medir outros aspectos da crise ecológica.  

Catar e Luxemburgo: os piores desempenhos do mundo  

O indicador varia consideravelmente de um país para outro . De acordo com uma lista elaborada pelo think tank Global Footprint Network, o pior desempenho para este ano é o Catar , que já havia atingido seu limite anual de recursos em 10 de fevereiro, seguido de perto por Luxemburgo em 14 de fevereiro. 

A França chegou a este dia em 5 de maio. A data poderia ser adiada em 25 dias em apenas um mandato presidencial se o governo francês implementar mais “planejamento ecológico”, segundo o WWF. 

Em nível global, avançar seis dias no Dia da Sobrecarga da Terra por ano nos permitiria alcançar a data de 31 de dezembro até 2050, explica a Global Footprint Network. 

Desde 2003, o think tank vem tentando aumentar a conscientização pública. A hashtag #MoveTheDate convida os internautas a propor soluções concretas para avançar a data. A Global Footprint Network também fornece uma plataforma para os indivíduos calcularem sua pegada ecológica pessoal desde 2007. 

‘Uma ferramenta extraordinária de conscientização’ 

Para Andrieux, o Overshoot Day apresenta uma metodologia “robusta e sólida” que vai além da pegada de carbono. “Não estamos falando apenas da crise climática, mas também da crise ecológica como um todo e, em particular, do colapso da biodiversidade”. 

Atualmente, no entanto, poucas nações estão usando esse indicador para orientar as políticas. Apenas alguns países, como Montenegro, baseiam suas estratégias de desenvolvimento sustentável em sua pegada ecológica. Alguns municípios também optaram por este método de cálculo, incluindo cerca de 20 cidades em Portugal . 

Embora o índice Overshoot Day ainda não tenha sido amplamente adotado no nível de governança estadual, essa ferramenta provou seu valor na conscientização da população para as questões ambientais. Bettina Laville, presidente honorária do Comité 21, uma rede francesa composta por atores do desenvolvimento sustentável, chama-o de “uma ferramenta de sensibilização extraordinária e extremamente significativa, que consegue conscientizar as pessoas de forma concreta de algo que pode parecer abstrato” . *France24 (Este artigo foi adaptado do  original em francês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: