Retomando as negociações com a Rússia, Blinken oferece acordo ‘substancial’ sobre prisioneiros

Os Estados Unidos fizeram uma “proposta substancial” à Rússia para libertar norte-americanos, incluindo a estrela do basquete Brittney Griner, disse o secretário de Estado Antony Blinken nesta quarta-feira, ao anunciar que falará com seu colega de Moscou pela primeira vez desde o Guerra da Ucrânia.

Blinken disse esperar um telefonema “nos próximos dias” com o ministro das Relações Exteriores Sergei Lavrov sobre a oferta de libertar o ex-fuzileiro naval Paul Whelan, bem como Griner – que disse a um tribunal na quarta-feira que ela trouxe drogas proibidas sem querer.

A dupla “foi detida injustamente e deve ser autorizada a voltar para casa”, disse Blinken a repórteres.

“Colocamos uma proposta substancial na mesa semanas atrás para facilitar sua libertação. Nossos governos se comunicaram repetidamente e diretamente sobre essa proposta e usarei a conversa para acompanhar pessoalmente”, disse ele.

Citando a sensibilidade, Blinken se recusou a entrar em detalhes ou confirmar relatos de que os Estados Unidos estavam se oferecendo para trocá-los por Viktor Bout, um contrabandista de armas russo condenado

Os Estados Unidos e a Rússia já se envolveram em uma troca de prisioneiros no calor da guerra na Ucrânia: em abril, Washington trocou o ex-fuzileiro naval americano Trevor Reed pelo traficante de drogas condenado Konstantin Yaroshenko.

O presidente Joe Biden enfrenta uma pressão crescente para libertar Griner, que pode pegar até 10 anos de prisão e cuja esposa anteriormente acusou o governo de fazer muito pouco.

Whelan, funcionário de segurança de uma empresa de autopeças, foi preso em Moscou em dezembro de 2018 e em 2020 condenado a 16 anos de prisão por espionagem, o que ele nega.

A família de Whelan em um comunicado expressou apreço pelos esforços do governo Biden e esperava que a Rússia “aceite esta ou alguma outra concessão” por sua liberdade. *France24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: