Japão e Indonésia firmam cooperação próxima para sucesso da cúpula do G20 em novembro

Os líderes de Japão e Indonésia concordaram em cooperar de forma próxima em prol de uma bem-sucedida cúpula do G20, marcada para ocorrer em novembro em Bali, na Indonésia.

O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, e o presidente da Indonésia, Joko Widodo, se encontraram por cerca de uma hora em Tóquio na quarta-feira. Joko será o anfitrião da cúpula do G20, já que a Indonésia ocupa a presidência rotativa do grupo este ano.

No início das conversas, Kishida disse que o Japão espera impulsionar a cooperação com a Indonésia para concretizar um Indo-Pacífico livre e aberto. Acrescentou esperar que o Japão fortaleça ainda mais sua parceria estratégica com o lado indonésio.

Kishida disse a Joko que o Japão tem buscado formas de ajudar a Indonésia a aprimorar suas capacidades de patrulha marítima, o que pode vir a incluir a oferta de embarcações de patrulhamento.

O premiê japonês também disse ao líder indonésio que o Japão está pronto para oferecer cerca de 318 milhões de dólares em empréstimos para financiar projetos na Indonésia, incluindo a construção de uma usina hidrelétrica.

O presidente da Indonésia, por sua vez, disse ao líder japonês que seu país retirou todas as restrições sobre importação de alimentos japoneses que se seguiram ao acidente com a usina nuclear Fukushima 1 em 2011. Kishida acolheu de bom grado a movimentação, mencionando que isso dará forte encorajamento às pessoas que sofreram com o acidente.

Kishida afirmou, em coletiva conjunta para a imprensa, que o Japão vai desenvolver ainda mais os laços bilaterais com a Indonésia, já que os dois países estão prestes a celebrar, no ano que vem, o marco de 65 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: