Moçambique: Polícia anuncia reforço face às ameaças de manifestações

LUÍSA NHANTUMBO/LUSA 

A polícia moçambicana anunciou, esta quinta-feira ( 14), o reforço dos efetivos em território nacional. Em causa está a circulação de mensagens convocando uma manifestação nacional em protesto contra o elevado custo de vida no país.

Nas ruas da capital moçambicana reina um ambiente de alguma apreensão, face à circulação de mensagens convocando uma manifestação nacional em protesto contra o elevado custo de vida no país.

A polícia moçambicana anunciou que as autoridades não identificaram até ao momento a autoria das mensagens, que circulam nas redes socais, sublinhando, porém, o reforço dos efetivos em território nacional.

Em declarações à RFI, a ativista de direitos humanos, Quitéria Guirengane, reconhece que a situação revela o nível de saturação do povo que precisa de meios para sobreviver.

“O cidadão moçambicano está a viver numa situação bastante precária e sempre temos uma justificação em relação a isso. Hoje é a guerra na Ucrânia, ontem era a situação do terrorismo em Cabo Delgado, do conflito político militar na região centro, são as intempéries, os ciclones. Há sempre um argumento para fundamentar, mas a verdade é que as pessoas não vivem na base deste argumento, as pessoas precisam de meios para sobreviver”.

De acordo com a agência de notícia Lusa, a Organização dos Trabalhadores de Moçambique, que recentemente ameaçou realizar uma manifestação em protesto contra o elevado custo de vida, apelou à calma e pediu aos moçambicanos para não se envolverem em situações de violência.

No início do mês, a Autoridade reguladora de Energia de Moçambique anunciou  mais um aumento do preços dos combustíveis, um aumento que teve um impacto direto no preço de outros produtos básicos- como o arroz, a farinha de milho, o óleo, o açúcar, o pão e os transportes. *RFI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: