Washington e Pequim concordam em dialogar, mas divergências continuam

Os chefes da diplomacia americana e chinesa concordaram em manter o diálogo para prevenir que a competição entre os dois países leve a um conflito. Mas divergências sobre Taiwan e outras questões continuam sem solução.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o chanceler chinês, Wang Yi, reuniram-se por mais de cinco horas na ilha de Bali, na Indonésia, no sábado. É a primeira reunião presencial entre os dois desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro.

Blinken afirmou em uma entrevista coletiva após o encontro que as discussões foram “úteis, honestas e construtivas”. Acrescentou que ambos compartilham um compromisso de gerenciar a relação e a competição entre os países de maneira responsável, como é esperado pela comunidade internacional.

Segundo divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da China, Wang afirmou ser importante manejar contradições e diferenças de maneira apropriada e se esforçar para resolver diferenças.

Blinken, por outro lado, expressou grave preocupação sobre a retórica provocativa de Pequim em relação a Taiwan. E enfatizou a importância de manter a paz e a estabilidade em ambos os lados do estreito.

Sobre este ponto, o chanceler chinês teria respondido que Washington tem de respeitar a soberania e integridade territorial chinesa e parar de interferir em assuntos internos.

O secretário de Estado americano também mencionou a relação entre Pequim e Moscou. Ele disse a Wang que os Estados Unidos estão preocupados com o alinhamento chinês com a Rússia. Segundo Blinken, Pequim teria “amplificado a propaganda russa”.

Ele levantou ainda a questão dos direitos humanos de minorias étnicas no Tibete e na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, bem como da população de Hong Kong. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: