Em conferência na Suíça, governo da Ucrânia anuncia plano de reconstrução do país

Em uma conferência internacional realizada na Suíça, o governo da Ucrânia revelou um plano em três fases para a recuperação do país após a invasão pela Rússia.

O primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal disse no encontro que o plano já tem um custo estimado em 750 bilhões de dólares. A Conferência pela Recuperação da Ucrânia foi aberta, na segunda-feira, na cidade de Lugano, no sul da Suíça. O evento reuniu autoridades de aproximadamente 40 países e incluiu a União Europeia, o Banco Mundial e entidades internacionais.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy participou virtualmente do encontro. Ele disse que a reconstrução da Ucrânia não é um projeto voltado para somente uma nação, mas que se trata de uma tarefa conjunta para todo o mundo democrático.

O premiê Shmyhal, por sua vez, explicou que o plano possui três fases. A primeira fase será restaurar a infraestrutura essencial para a vida cotidiana da população, como, por exemplo, fornecimento de água e pontes. A fase seguinte terá projetos que incluem hospitais e escolas. Ele disse que, então, a Ucrânia irá, a longo prazo, transformar sua economia em uma mais amigável ao meio ambiente.

Denys Shmyhal deu a entender que ativos da Rússia que foram congelados no Ocidente e em outros países como parte de sanções contra Moscou deveriam ser empregados na reconstrução da Ucrânia. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: