Sri Lanka paralisa com redução das reservas de combustível

AFP

Sri Lanka tem apenas 12.774 toneladas de diesel e 4.061 toneladas de gasolina em suas reservas governamentais

O Sri Lanka tem menos de um dia de combustível restante, disse o ministro da Energia no domingo, com o transporte público paralisado à medida que a crise econômica do país se aprofundava.

O ministro de Energia e Energia, Kanchana Wijesekera, disse que novos carregamentos de combustível estão sendo alinhados. Ainda assim, o país está lutando para levantar fundos suficientes para pagar, já que o banco central pode fornecer apenas cerca de US$ 125 milhões.

O país de 22 milhões de habitantes não pode pagar as importações essenciais de alimentos, fertilizantes, medicamentos e combustível devido à forte crise do dólar.

“A próxima remessa de gasolina está prevista para os dias 22 e 23 (de julho)”, disse Wijesekera a repórteres na capital comercial de Colombo. 

“Entramos em contato com outros fornecedores, mas não podemos confirmar nenhum novo fornecimento antes do dia 22.”

O Sri Lanka tem apenas 12.774 toneladas de diesel e 4.061 toneladas de gasolina em suas reservas governamentais, disse ele a repórteres, segundo a Reuters . 

Na semana passada, diante de estoques de diesel e gasolina severamente limitados, o Sri Lanka fechou escolas, pediu aos funcionários públicos que trabalhassem em casa e restringiu o fornecimento de combustível do governo a serviços essenciais.

O ministro disse que o país terá que tentar captar recursos no mercado aberto e buscar opções mais flexíveis de pagamento aos fornecedores.

Autoridades do Fundo Monetário Internacional (FMI) continuarão conversando com o Sri Lanka para um possível pacote de resgate de US$ 3 bilhões, disse o credor global na semana passada após encerrar uma visita de 10 dias a Colombo.

No entanto, a liberação imediata de fundos do FMI é improvável porque o país primeiro precisa colocar sua dívida em um caminho sustentável. *i24News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: