Cimeira do G7 : Emmanuel Macron diz que Rússia não pode e não deve ganhar

AP Foto/Markus Schreiber

Terminou na terça-feira (28) na Alemanha a cimeira do G7, grupo das sete maiores potências industriais do mundo. O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, comentou o fato de o presidente ucraniano ter emitido dúvidas quanto à possibilidade de a guerra, começada pela invasão russa a 24 de Fevereiro, terminar antes do fim do ano.

Quando vai acabar a invasão da Ucrânia pela Rússia? Esta é uma pergunta ainda sem resposta, mas o presidente francês, Emmanuel Macron tem a certeza de que a guerra não pode terminar com a vitória da Rússia

” Tenho grande esperança de que uma solução seja encontrada no fim do ano. Mas com a certeza e a vontade que a Rússia não pode nem deve ganhar.”

Uma situação partilhada pelos membros do G7 que afirmaram que estavam “determinados em apoiar a reconstrução da Ucrânia no fim do conflito.” 

Os Estados Unidos também anunciaram que iriam reforçar a cooperação militar na Europa, com o objetivo de criar um dispositivo mais “robusto, mais eficaz, mais credível“. 

Por outra parte, Emmanuel Macron afirmou que a situação de agressão pela parte da Rússia, já não representa nenhuma ambiguidade. 

” Porque agora tornou-se claro que a agressão lançada pela Rússia em território ucraniano tem um objetivo: a rendição da Ucrânia. A isso não se chama uma negociação ! “

As discussões sobre o conflito  vão continuar esta quarta-feira com a cimeira da NATO em Madrid na qual o presidente francês já disse que queria falar com muita sinceridade com o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan. O objetivo seria falar das divergências entre a Europa e a Turquia em relação à invasão da Rússia na Ucrânia. *RFI

Ouça aqui a tradução de um excerto da alocução de Emmanuel Macron, presidente francês, no encerramento da cimeira do G7 na Alemanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: