Milão atingida pela seca fechará fontes

 Cidade de Baveno, a noroeste de Milão Piero CRUCIATTI AFP

O prefeito de Milão anunciou neste sábado que as fontes da cidade do norte da Itália serão desligadas como parte das restrições de água impostas devido à seca.

Beppe Sala anunciou as medidas um dia depois de toda a região da Lombardia declarar estado de emergência até 30 de setembro, orientando os prefeitos a reduzir o uso não essencial de água.

Um decreto de emergência incluiria o “fechamento de todas as fontes, exceto aquelas onde a fauna e a flora estão presentes e os lagos e valas de irrigação dos parques da cidade”, disse o prefeito de Milão em comunicado.

Mas ele disse que os bebedouros continuarão funcionando, observando que as temperaturas estão acima de 30 graus Celsius (86 graus Fahrenheit) há semanas e uma nova onda de calor está iminente.

Sala não disse quando as medidas entrariam em vigor e as autoridades da cidade não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

“A emergência da seca continua e medidas devem ser tomadas”, disse ele, acrescentando que cada um deve fazer sua parte.

Ele pediu aos cidadãos que minimizem o uso de água potável para limpar e regar as plantas, e disse que os sistemas de irrigação que alimentam gramados públicos e espaços verdes serão interrompidos, exceto árvores recém-plantadas.

As temperaturas nos escritórios, lojas e residências devem ser mantidas a 26 graus ou acima, “para reduzir o consumo de energia e assim diminuir o risco de apagões”, disse.

Municípios de toda a Itália começaram a introduzir o racionamento de água depois que uma fonte excepcionalmente quente e seca provocou um alarme generalizado.

O rio Pó, o maior rio da Itália e seu maior reservatório de água doce, está sofrendo sua pior seca em 70 anos. *AFP/France24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: