Presidente da Indonésia vai à Ucrânia e à Rússia conversar com Zelenskyy e Putin

O presidente da Indonésia, país que preside atualmente o Grupo dos 20, está aparentemente determinado a viajar no final do mês à Ucrânia e à Rússia para conversar separadamente com Volodymyr Zelenskyy e Vladimir Putin.

A expectativa é de que Joko Widodo trate da possibilidade de que os presidentes da Ucrânia e da Rússia, países atualmente em conflito, participem da reunião de cúpula do G20 em Bali, na Indonésia, em novembro.

A ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, comunicou quarta-feira a jornalistas que Joko vai se encontrar com Zelenskyy, em Kiev, e com Putin, em Moscou.

O presidente da Indonésia será o primeiro governante asiático a viajar aos dois países desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro.

A chanceler explicou que a situação em torno da Ucrânia é anormal e complicada, mas que Joko Widodo optou pela tentativa de dar sua contribuição, em vez de se manter em silêncio. Ela declarou que o presidente demonstra compaixão diante da crise humanitária e tentará contribuir para o enfrentamento da crise global de alimentos desencadeada pelo conflito.

Putin já se mostrou disposto a participar da reunião de cúpula do G20 e Zelenskyy foi convidado por Joko a comparecer. Entre participantes do fórum Grupo dos 20, as opiniões estão divididas quanto a um possível comparecimento de Vladimir Putin ao encontro. *NHK

Ver tudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: