
O presidente da Indonésia, país que preside atualmente o Grupo dos 20, está aparentemente determinado a viajar no final do mês à Ucrânia e à Rússia para conversar separadamente com Volodymyr Zelenskyy e Vladimir Putin.
A expectativa é de que Joko Widodo trate da possibilidade de que os presidentes da Ucrânia e da Rússia, países atualmente em conflito, participem da reunião de cúpula do G20 em Bali, na Indonésia, em novembro.
A ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, comunicou quarta-feira a jornalistas que Joko vai se encontrar com Zelenskyy, em Kiev, e com Putin, em Moscou.
O presidente da Indonésia será o primeiro governante asiático a viajar aos dois países desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro.
A chanceler explicou que a situação em torno da Ucrânia é anormal e complicada, mas que Joko Widodo optou pela tentativa de dar sua contribuição, em vez de se manter em silêncio. Ela declarou que o presidente demonstra compaixão diante da crise humanitária e tentará contribuir para o enfrentamento da crise global de alimentos desencadeada pelo conflito.
Putin já se mostrou disposto a participar da reunião de cúpula do G20 e Zelenskyy foi convidado por Joko a comparecer. Entre participantes do fórum Grupo dos 20, as opiniões estão divididas quanto a um possível comparecimento de Vladimir Putin ao encontro. *NHK