
A diplomacia brasileira acertou quando deu sinal verde ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para que este visitasse a Rússia e o presidente Vladimir Putin dias antes da operação militar do país ser desencadeada na Ucrânia, segundo avaliou um articulista da imprensa brasileira nesta terça-feira (21).
Na percepção do colunista Reinaldo Polito, do portal UOL, o Brasil deu “um show de diplomacia no conflito entre Rússia e Ucrânia”.
Ele afirmou que a visita de Bolsonaro a Putin foi uma decisão “muito acertada”.
“Uma pequena indecisão ou deslize poderia ter sido desastroso naquela oportunidade. Embora a palavra final sobre a viagem tenha sido do presidente, a decisão não foi dele, pelo menos não só dele. Decidiu sua ida respaldado pelas ponderações da diplomacia brasileira. Mediram milimetricamente os prós e os contras. Havia argumento de todos os lados”, ponderou.
Oposicionistas, segundo ele, argumentaram que haveria retaliações por parte dos Estados Unidos em relação ao Brasil, algo que não ocorreu.
De acordo com a avaliação do colunista, isso se deve à tradição do Itamaraty na política externa e na condução da diplomacia brasileira, erigidas ao longo de décadas. *Sputnik