Japoneses comemoram o 77º aniversário do fim da Batalha de Okinawa

Nesta quinta-feira, as pessoas da província de Okinawa, no sul do Japão, comemoram o 77º aniversário do fim de algumas das batalhas mais ferozes travadas na Segunda Guerra Mundial.

Mais de 200 mil pessoas perderam a vida, incluindo quase um quarto da população de Okinawa. A província reconhece o dia 23 de junho de 1945 como o último dia de combates organizados entre as Forças Armadas do Império do Japão e forças lideradas pelos Estados Unidos.

Pessoas visitam a Pedra Fundamental da Paz desde a quinta-feira de manhã. O monumento está localizado em um parque da cidade de Itoman, onde alguns dos combates mais ferozes ocorreram nos momentos mais decisivos da Batalha de Okinawa.

Ao meio-dia, pessoas que participavam de uma cerimônia memorial oficial fizeram um minuto de silêncio. O comparecimento à cerimônia foi reduzido devido a preocupações com o coronavírus. O primeiro-ministro Kishida Fumio e outras autoridades estavam entre os 300 participantes.

O governador de Okinawa, Tamaki Denny, teceu comparações com a atual situação vivida por civis inocentes na Ucrânia, depois da invasão pela Rússia. Ele disse: “É um choque indescritível ver que, o que está acontecendo lá neste momento, nos faz lembrar do que ocorreu aqui 77 anos atrás, durante a Batalha de Okinawa. Daqui para o resto do mundo, gostaríamos de erguer nossas vozes pela paz. Vamos continuar apelando pela erradicação das armas nucleares, pelo fim da guerra, pela paz para sempre, para que Okinawa jamais se transforme novamente em um campo de batalha.”

Tamaki também fez menção à contínua presença das Forças Armadas dos Estados Unidos na província.

O ano de 2022 marca o cinquentenário da devolução de Okinawa ao Japão, após o controle no período do pós-guerra pelos Estados Unidos. No entanto, cerca de 70% das instalações militares americanas em território japonês ainda estão concentradas na província. Tamaki Denny tem pedido repetidamente ao governo central japonês que reduza esse fardo o mais rápido possível. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: