Lituânia bloqueia transporte ferroviário de produtos russos a Kaliningrado

A Lituânia bloqueou Moscou de enviar carregamentos por via ferroviária que passem por seu território para chegar até Kaliningrado, exclave russo no Mar Báltico. A Rússia condenou com veemência a decisão.

A agência de notícias Reuters reportou que a movimentação é parte das sanções da União Europeia contra a Rússia. A Lituânia, um dos países Bálticos, é membro tanto da União Europeia quanto da Otan.

O exclave russo de Kaliningrado faz fronteira com a Lituânia e com a Polônia.

O governador de Kaliningrado, Anton Alikhanov, estima que até 50% de todos os tipos de mercadorias podem ser afetados pela proibição, incluindo carvão, metais e materiais para construção.

O porta-voz russo Dmitry Peskov disse a repórteres na segunda-feira que a decisão por parte da Lituânia não tem precedentes e vai contra a lei. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou o chefe da representação diplomática da Lituânia em Moscou para apresentar-lhe um protesto e ameaçar a imposição de possíveis contramedidas.

Por outro lado, a Associated Press e outras agências de notícias reportaram que o governo da Lituânia defende a medida, ressaltando que a proibição está alinhada com sanções da União Europeia.

O diplomata de mais alto escalão do bloco europeu, Josep Borrell, afirmou na segunda-feira que vias terrestres não foram interrompidas nem proibidas e que o transporte de passageiros e de produtos não sujeitos a sanções está tendo continuidade. *NHK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: